UMA TARDE PORTUGUESA

Calhou de assistir ao jogo de Portugal x Uzbequistão com meu amigo português, Grainha, em viagem ao Brasil.
Logo de cara, quando Cristiano Ronaldo quase marca um gol, ele me diz:
– Um falhante!
Como assim, eu digo, foi apenas uma furada.
– Ora, pois, falhante é que vocês chamam de furada!
Quando o Cristiano Ronaldo corre para marcar um gol, o Grainha me diz:
– Pois, Cristiano está fora de jogo!
Não, retruco, ele está jogando.
– Fora de jogo quer dizer que está impedido!
Cristiano Ronaldo finalmente faz o primeiro, e meu amigo, eufórico, grita:
– Golo! Golo! Cristiano Ronaldo nosso melhor avançado!
Questionei se ele estava impedido, ou fora de jogo, mas Grainha explica que avançado é o centroavante…
Na parada técnica, perguntei-lhe para qual time mesmo que ele torcia em Portugal.
– Sou adepto do Porto…
Ah, você é sócio do Porto?
– Sim, também sou sócio, além de adepto…
Aí entendi que adepto é torcedor…
Cristiano Ronaldo fica próximo ao goleiro e quase lhe rouba a bola, mas Grainha me disse:
– O guarda redes não é lépido para dar o ponta pé da baliza, o Cristiano quase mete a esférica no gol, mas ela foi parar em meio às couves…
Portugal começa a empilhar mais “golos”, e o amigo, satisfeito, diz que “está a haver enchimento de cabaz no relvado”. E me explica que é o que chamamos de goleada. Aí ocorre aquela confusão na área e é outro gol, Grainha me diz:
– Foi um gol de ressalta!
Estranhei o nome do jogador português, mas o amigo me explicou que ressalta é o que chamamos de espirrada… O gol foi feito pelo defensor do Uzbequistão.
Termina o jogo, o amigo português, entusiasmado, diz que o Uzbequistão “entrou na zaragata e agora está a ver a andar às aranhas” (não entendi nada) e me confessa que já foi o Uzbequistão, e gostou muito de Samarcanda, cidade mágica! Aí lhe faço a pergunta: Qual a diferença entre Uzbequistão e o CR7? Ele não entendeu, aí expliquei: Uzbequistão tem Samarcanda, o CR7 está só marcando…
Meu amigo fez cara de poucos amigos. Depois, consultou o celular, que ele chama de telemóvel, e me informou:
– Olha o que acabo de saber: sua equipa, o Vasco, vai ter um técnico português!
Perguntei-lhe quem é. Ele responde:
– O Vasco…
Sim, falei, curioso, o Vasco vai ter qual técnico português?
– Ora, pois, o Vasco…
Achei que ele estava meio zonzo. Insisti: quem será o novo técnico?
Ele me mostra no celular: Vasco Matos.
Perguntei-lhe se conhecia o homem.
– Sim, o gajo treinou o Leixões, Alverca, Santa Clara, Vilafranquense…
Assustei, não conheci nenhuma dessas…”equipas”. Ele me consolou:
– Este Vasco é especialista na Liga Portugal 2, também conhecida como Liga Portugal Meu Super… É o que vocês chamam de Segunda Divisão.
Podia ficar sem essa informação nessa tarde portuguesa, com certeza.

Compartilhar:

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as crônicas mais recentes.