Fátima Gilioli

Crônicas publicadas no projeto.

Churrasco de estreia

Todos sabem como costuma ser o ambiente em grupos de whatsapp de condomínio. Gente reclamando da administração é que não falta. Outros falando mal do vizinho que faz barulho, do papel de bala jogado no chão e assim por diante. Em ano de eleição, então, já viu. A polarização logo se instala. Estranhamente, este ano, no grupo do meu condomínio,

Leia mais »

Na torcida de um Brasil com Neymar

Quem acompanhou a nomeação dos convocados, ao vivo, transformada em espetáculo e transmitida pela TV Globo com pompas de grande evento, não pôde deixar de notar o evidente desconforto de Ancelotti ao mencionar o nome de Neymar. Pressionado pelas mídias, por torcedores ou sabe-se lá por qual outro meio, ele teve de ceder, mesmo sabendo ser uma aposta um tanto

Leia mais »

O beijo

O que vocês vão ler agora é uma crônica postada neste site, Crônicas da Copa, mas não trata sobre futebol, não fala sobre a copa feminina de futebol que acabou há pouco. Também não é apenas uma crônica. É além disso um ato de desabafo, não de acusação, mas de apoio, de empatia, uma identificação entre fatos recentes. Trata-se de

Leia mais »

Vitória

Foi com muita determinação e profissionalismo que as jogadoras espanholas chegaram ao topo da Copa do mundo feminina de futebol. Mesmo enfrentando sérios problemas de relacionamento com a equipe técnica, majoritariamente masculina, elas conseguiram mostrar um belo futebol. Como obtiveram esse sucesso? Pergunta difícil de responder. Arrisco a dizer que foi blindando seu emocional das dificuldades. Não se deixando abater

Leia mais »

A vaquinha que faz história

O clima não estava bom. Já no seu terceiro jogo o Brasil precisava derrotar a Jamaica. A lógica não ajudava as meninas. As atuais adversárias tinham empatado com a França, que tinha ganhado do Brasil. Iriam as centro-americanas dificultar nosso caminho na trajetória do nosso tão almejado título? Mas o que estava realmente fora da lógica era o empate delas

Leia mais »

Foco na pedra da vez. Nada está perdido

Aos 17 minutos, tendo todo o domínio desde o início da partida, a França sai na frente, com Le Sommer, a partir de um cruzamento de Karchaoui. Na única chance que se apresenta, Adriana recebe uma bola de frente pro gol, da Debinha, mas chuta pra fora. O time brasileiro não marca as francesas e elas fazem isso conosco o

Leia mais »

Choro e Sorriso

Choro e sorriso de felicidade marcaram o início de copa do mundo para a seleção brasileira de futebol feminino. Aqui e lá. Nos momentos que antecederam o jogo, a emoção estava ali, estampada no rosto das meninas do Brasil e também nas do Panamá. Ambos os hinos foram cantados com o coração. Chorei quando saiu o primeiro gol de Ary

Leia mais »

Na torcida

Faltam nove dias para o início da Copa do Mundo feminina de futebol de 2023, mas aqui em casa a torcida já começou. Já teve início também o festival de comentários machistas como “não vai ter público”, “não tem graça”, “no nacional sempre vencem os mesmos times”, “é muito previsível” e bla, bla, bla. Não faço ideia de como anda

Leia mais »

Fim de jogo, senhoras e senhores…

Que jogo foi esse! Passamos o tempo todo achando que a copa já era da Argentina e fomos surpreendidos com dois gols de empate da França, nos dez minutos finais da partida. Depois, com a Argentina novamente na frente, voltamos a vislumbrar sua vitória, para logo depois, nos surpreendermos com a recuperação francesa. Por mais que tenha sido sofrido, com

Leia mais »

Palpites

Muito já se disse sobre o desempenho do Brasil nesta copa do mundo. Já culparam o Neymar, o Tite, o calor, o gato etc. Nem sei se há muito mais o que escrever sobre. Em relação à nossa equipe saio decepcionada, porque via neles grandes possibilidades, mas também conformada, por não ter havido uma grande derrota, como nos malfadados 7

Leia mais »