Copa do mundo é isso! O tango argentino.

A invencibilidade, o favoritismo, a lógica, o bom futebol, o bolão da firma, o queixo do cronista. Tudo isso caiu hoje. Não vou fazer suspense, o mundo viu, atônito, a Arábia Saudita vencer a poderosa Argentina, de Messi, Di Maria e Lautaro. 2×1, de virada. Surpreendente? Não para quem realmente gosta de futebol e acompanha as Copas do Mundo. Já vimos isso muitas vezes, inclusive com a seleção do rio Plata. Em 1990, campeã, com Maradona em campo, perdeu para uma até então desconhecida Camarões.

Aos que não são tão iniciados nas vicissitudes do ludopédio, devo-lhes dizer: depois do espanto, vem a conclusão “é por isso que esse é o esporte mais popular do planeta”.

O jogo de hoje começou modorrento, a Argentina cozinhando o kibe em água morna, dominando e se contentando com um gol, de pênalti, convertido por ele, Messi. Os gols anulados pelo VAR davam a impressão que seria uma questão de tempo até a seleção argentina ampliar e definir o placar.

Aí vira o lado, vira o jogo, vira o mundo de cabeça para baixo. A Arábia tocou o vira em ritmo de tango, para desespero dos hermanos. Dois gols em 8 minutos da segunda etapa, o último, um golaço, Salem driblando 4 argentinos dentro da área e completando com precisão. E o jogo poderia ter acabado aí. A fleuma platina do primeiro tempo virou nervosismo, desordem tática e garra, sim, isso eles têm de sobra, mas não suficiente para mudar a partida, já que os sauditas também demonstraram empenho e determinação épicos.

Amigos, na Copa mais politizada de todos os tempos, vem o futebol e descamba tudo. Nos vemos comemorando os gols da Arábia Saudita, país que faz o Catar parecer uma democracia progressista. Só o futebol, só a Copa do Mundo é capaz de fazer o amante da bola bem jogada torcer pelo chutão pra frente e o fã do craque secar seus toques e arremates. Há um prazer um tanto sádico aí, em ver os mais preparados, os mais talentosos, os mais fortes, sofrendo um revés desses, o prazer da zebra. Eu, devo ressaltar, não sofro desse mal, nunca torceria contra o time da Argentina, nem para ver a expressão incrédula do Messi ao final da partida. Eu só torci para ter assunto para uma boa crônica. Só isso, acredite.

Argentina 1x 2 Arábia Saudita

Gols de Messi aos 10´, Al-Shehri aos 48´ e Salem aos 53´

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as crônicas mais recentes.

Crônicas Recentes.