Você conhece esse país?
Esse país que antes da copa masculina era conhecido como o lugar que abrigou uma das maiores novelas da rede globo. O clone. Olha aí o Marrocos sendo vanguarda, falando sobre clonagem humana, já era um indício de como esse simpático país estava com as antenas ligadas.
Quem não vibrou com a seleção masculina derrotando os espanhóis na copa de 2022 não tem coração, nem sede de vingança histórica, uma vingancinha de noventa minutos.
Não gosto de fazer comparações entre o futebol masculino e feminino, acho que são coisas outras, mas é inevitável pensarmos em como essas coisas estão ligadas, o Brasil, um fiasco em ambos os gêneros, e até nas categorias de base, Alemanha eliminada na primeira fase nos dois. França e Inglaterra times fortes nas duas. E agora esse Marrocos maravilhoso.
A jornada mítica do Marrocos na copa de 22 nos fez sonhar, alimentou nossa torcida pelo clássico time carismático que arrenda torcida de todes.
É minha gente, algumas máximas estão sempre no radar e são o combustível do futebol. Para o Marrocos tem duas no livrinho que nos permitem o alarde.
Máxima número 341- Não existe mais bobo no futebol
Embora esse seja contestável e existam ainda muitos bobos e bobas, times ingênuos, capengas, sem estrutura, que são os sacos de pancadas, sempre tem. Na maioria e cada vez num esporte com mais ciência, os bobos tendem a acabar, ou não, talvez seja um estado de espírito, aquele gol que o Brasil tomou da França, o segundo de cabeça, é um típico gol de time bobo. Não que o Brasil seja bobo, mas foi bobo em um jogo, em parte dele. E Panamá, foi muito bobo em tomar duas goleadas em dois jogos. Mas, essa máxima é invocada quando um time não favorito surpreende, e o Marrocos tem essa carta na mesa. Podemos sair por aí aos bares e calçadas, dizendo que não tem mais bobo no futebol hoje.
Máxima número 42 – Na dúvida pra quem torcer escolha o mais fraco
Ainda que esse conceito seja ambíguo, na hora de escolher uma torcida, e não é possível não torcer para alguém durante uma partida de futebol, se você assiste e não torce pra ninguém está errado, tem que torcer, mesmo que durante o jogo a torcida oscile, vou torcer pro time que teve um expulso, vou torcer pro Marrocos contra a Colômbia só pra eliminar a Alemanha, mesmo torcendo pra Colômbia no restante da copa e por aí vai.
O futebol nos brinda com uma vingança. Nos dá a ilusão de que os mais fracos podem vencer. Na verdade, os mais fracos são os mais fortes, os mais resistentes. Os mais fracos são aqueles que resistem nessa coisa ou em qualquer coisa. Os excluídos, os miseráveis, isso nos deleita, gostamos de ver a derrota dos empafiosos, dos grandões, a queda de um Golias para um David.