Quem sai, quem fica e o marido sentado no sofá.

A última rodada da fase de grupos da Copa tem disso, quem fica e quem sai, qual zebra vai derrubar qual grande time.

E quando não é o nosso time que está na disputa por uma vaga – o Brasil se classificou logo na segunda rodada -, a gente fica brincando na frente da tevê, torcendo para a bola entrar no gol muitas vezes seguidas, sem esquecer aquela tendência que a gente tem de sempre torcer para o mais fraco, de querer ver o negócio desandar um pouquinho, embaralhar o meio de campo, afinal é Copa do Mundo.

Durante a partida entre Costa Rica e Alemanha, eu tinha me preparado para escrever sobre o trio de arbitragem, pela primeira vez feminino, que a FIFA escalou e que o Emir concordou. Só que não, o tempo me atropelou e eu perdi o início do jogo, eu perdi o ao vivo das três mulheres perfiladas em campo e eu fiquei fora da história.

Só me dei conta de que a rodada já tinha começado algum tempo depois com o marido pulando no sofá, o bumbum dele saltando meio metro, meio pra cima meio pra frente, gritando ou para ele mesmo ou para eu ouvir, ainda estou em dúvida, o Japãao!, o Japãao!, e eu vi as pernas dele pra cima, o chinelo voando direto para a mesinha de centro, tornando este gol de empate do Japão em confronto com a Espanha o melhor evento da rodada, o homem e o sofá, puta que pariu, você não vai acreditar, não vai acreditar, o Japãao virou!, o Japãao virou, o corpo dele indo pra trás, os pés novamente para o alto, os braços também, puta que pariu, puta que pariu; que homem é este no sofá?, farfalhando incrédulo, às vezes como uma criança, e ele dizia, e repetia, e ria, e pulava, e gracejava: a Alemanha está fora, a Espanha está fora, você sabe o que é isso? Sabe? Você sa-be?, todos os dentes à mostra, os olhos brilhando, Japãao.

Porém, no entanto, todavia… eram muitos os minutos pela frente e no outro jogo Costa Rica partiu pra cima, alterando o placar, a Alemanha até se recuperou depois, não o suficiente, mantendo a Espanha no segundo lugar da tabela, afinal, alguma coisa tinha que voltar ao normal, ele disse, a euforia do homem no sofá baixando a bola, mas nem tanto, o Japãao, ele repetiu, o Japãao se classificou como primeiro do grupo, o Japã-ao, amanhã pode ter mais zebra, já pensou?, ele pulava, e mais uma vez, e outra, ele gracejava, já imaginou o Uruguai sair?, hein?, é Copa do Mundo!, isso é Copa do Mundo!, eu ali, o marido saltitante no sofá.

___

Japão 2 x 1 Espanha
Costa Rica 2 x 4 Alemanha

Compartilhar:

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as crônicas mais recentes.

Crônicas Recentes.