O BOBO DE ALBION

O BOBO DE ALBION

Estão dizendo aí que não há mais bobo no futebol. Mas vejo um tolo na colina que vê o mundo girar feito uma bola.
A bola, jogada com os pés, brotou lá na velha Albion. Aliás, encontro numa passagem de Rei Lear, de Shakespeare, um trecho em que, em seu delírio, o Bobo afirma: “Quando os usurários contarem dinheiro ao ar livre/ e os alcoviteiros e as prostitutas erguerem igrejas/ então o reino de Albion/ conhecerá uma grande confusão./ Esse há de ser o tempo – e quem viver, verá/ em que para andar se utilizarão os pés.”
Sim, o Bobo imaginava que os homens deixariam de usar cavalos e andariam com seus próprios pés. E mais tarde uma confraria de bobos teria inventado o jogo de bola com os pés.
E a velha Albion demorou décadas para conquistar uma Copa do Mundo, o que ocorreu só em 1966, embora, se naquela época houvesse o VAR, a coisa ia complicar para os bretões.
Em 1970, na primeira fase, a Inglaterra ficou no grupo do Brasil, e nós vencemos de 1×0, com gol de Jairzinho, lógico, mas com genial intervenção de nosso mineirinho Tostão. Na segunda fase, a Alemanha vingou-se e despachou a Inglaterra. Em 2002, o Brasil reencontrou a Inglaterra e bateu de 2×1, com aquele inesquecível gol do Ronaldinho Gaúcho, que deixou o goleiro inglês David Seaman com cara de bobo. Mas também quem manda um homem do mar ficar na terra em que não nasce grama?
Já se vê que em Copa do Mundo, Brasil dá sorte com o país dos Beatles. Por falar neles, lá na capa de Sgt. Pepper’s Hearts Club Band, segundo Fabio Altman, da revista Placar, a figura de um jogador do Liverpool, Albert Stubbins. E, segundo o jornalista, em Dig It, do álbum Let it Be, John Lennon coloca, ao lado do nome da atriz Doris Day, o nome de Matt Busby, que atuou no Liverpool e foi técnico do Manchester.
Mas a nossa conversa aqui é sobre o Bobo de Albion. A equipe inteira da Inglaterra fez papel de Bobo na Copa de 1986, no México – principalmente quando o juiz tunisiano Ali Bin Nasser não viu aquele gol do Mãoradona. Dizem as más línguas que, depois daquele gol, o goleiro inglês Peter Shilton saiu correndo atrás do craque argentino cantando I wanna hold you hand, I wanna hold your hand, I wanna hold your hand.

Compartilhar:

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as crônicas mais recentes.

Crônicas Recentes.