MINHA CHUTEIRA FLORIDA

MINHA CHUTEIRA FLORIDA

Quem conhece Mário Quintana, já ouviu falar do seu divertido Sapato florido, livro em que a poesia, a prosa surpreendente, o surrealismo inesperado sempre dá as caras ou os pés. Há um texto que sempre admirei, sobre Mr. Wong: é um personagem chinês que mora dentro da gente, “nem bom, nem mau: gratuito”. Deixo o Quintana explicar:
“Entremos, por exemplo, neste teatro. Tomemos este camarote. Pois bem, enquanto o Dr. Jekyll, muito compenetrado, é todo ouvidos, e Mister Hyde arrisca um olho e a alma no decote da senhora vizinha, o nosso Mister Wong, descansadamente, põe-se a contar carecas na platéia?Outros exemplos? Procure-os o senhor em si mesmo, agora mesmo. Não perca tempo. Cultive o seu Mister Wong!”
Todos sabem da admiração do craque Falcão por Mário Quintana, E peço as asas de um para voar com a imaginação de outro para escrever esta crônica.
Quando um jogo de futebol, mesmo na Copa do Mundo, começa a ficar chato, dou uma de Mr. Wrong: busco outras motivações. Olho lá naquele cantinho esquerdo da tela; JAP CRC. Sim, estão jogando aquele jogo monótono o Japão e a Costa Rica. Aí me pego a imaginar uma partida entre País de Gales x Costa Rica, então lá no cantinho mostrariam GAL CRC, mas eu ia reivindicar, tinha de ser GAL COS, pra gente matar saudade da cantora. Se Brasil jogasse com Marrocos, teríamos mais motivos pra BRA MAR nossos reivindicações. E se o Catar jogasse com a Arábis Saudita, seria a verdadeira CAT ARSe na Copa…
Essa brincadeira começou a me ocorrer quando vi um jogo da série B, quando o Tombense enfrentava o Cruzeiro. Aí lá no cantinho da tela se exibia o ator TOM CRUZ, e minha missão impossível era tentar ver o que sucederia nos jogos da Copa. Por exemplo, se a Polônia enfrentasse Camarões, teríamos gomos de doçura assistindo POL CAM. Mas se Canadá enfrentasse a Sérvia, ficaríamos com um tumor maligno, CAN SER. Em compensação, se Catar jogasse com Irã, teríamos bela dança brasileira, a CAT IRA.
Alguns jogos são muito bons, não dá pra bancar o Mr. Wong, mas, mesmo na luta bravia entre Alemanha e Espanha, pensei assim: não ESP ALE, mas o jogo até que é bom.
Se Gana jogasse com a Bélgica, teríamos quase um inventor, o GAN BEL. Se México pegasse Inglaterra, teríamos um masoquista suplicando MEX ING. Poderíamos entrever uma representante dos povos originais brasiliensis se Japão jogasse com Irã, a JAP IRA. Mas, na verdade, torço para que a Copa prossiga com bons jogos e que tudo fique em paz, mesmo se não joguem Alemanha e Grécia, que nem se classificou: pois aí teríamos lá no cantinho da tele, durante os 90 minutos e mais acréscimos, a palavra ALE GRE.

Compartilhar:

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as crônicas mais recentes.

Crônicas Recentes.