Copa do Mundo 2030 Agora vai! É o Brasil em Dubai!

[Há uns 10 anos, escrevi uma croniqueta humorística sobre a realização de uma Copa do Mundo num país árabe. Aqui vem ela, pelo que valha, enquanto aguardamos o próximo jogo no Catar.]

1º Tempo

— Boa tarde, Brasil: estamos de volta para acompanhar a seleção brasileira de futebol em mais uma batalha para ultrapassar as oitavas de final da Copa do Mundo de 2030. É o Brasil inteiro torcendo pelo hexa! Diretamente de Dubai, com narração de Bueno Neto e comentários de Júnior Bueno. E a nossa seleção já está entrando em campo: aí vem o nosso bravo capitão, o goleiro RAMILTON, seguido pela zaga, VANDERSON e MAIKÉLSSON; no meio de campo, RONÉLISSON, JONIDEP e RÁIKONY; pelas pontas, RÚLIO e UÉLERTON; e o nosso valoroso trio de atacantes, JEFINHO, CARLÃO ROCHA e JOCA MARAJÓ. É a mesma formação do jogo anterior, Júnior. Parece que o técnico está confiando em conquistar mais uma vitória com esse mesmo elenco.
— É o que parece, Neto. Vamos torcer por um bom resultado, mesmo que seja um placarzinho magro como o último: 1 a zero sobre a seleção das Ilhas Maldivas.
— É isso aí, Júnior, a seleção tem que colocar o coração na ponta da chuteira! E aí vem o perigoso adversário do Brasil nestas oitavas de final: a seleção do BUTÃO, formada basicamente por monges-atletas de um antigo mosteiro Shaolin. Olha o nome dos caras, Júnior: que complicação, hein…
— Só dá tempo de ler o nome do goleiro, Neto: SANDAPRADHUPANDA AMANABHAGA. Isso não é nome, é palavrão.
— Já tá de bom tamanho, Júnior. Olha a bola em jogo! Agora vai! É o Brasil em Dubai! Em busca do hexa!

2º Tempo

— Já estamos de volta para a etapa complementar! Vamos torcer pra que o Brasil consiga fazer logo um golzinho, Júnior; porque, se continuar nesse chove-não-molha, vamos para a prorrogação, depois pros pênaltis, e aí ninguém sabe que bicho vai dar!
— É, Neto, a coisa tá enroscada. Se o Brasil empatar com Butão, vai ter que roer uma pedreira pra conseguir passar pelas seleções do Kurdistão e da Namíbia. São duas seleções muito fortes, que vêm fazendo uma boa campanha até aqui.
— É isso, Júnior. Olha esse ataque do Brasil! É agora! Carlão Rocha arriscou de looooooonge! Chutou pra foooooora!
— Carlão Rocha não tá rendendo o mesmo nesse segundo tempo, Neto. Tá praticamente andando em campo. Parece que “A Rocha” virou geleia! E Joca Marajó não finalizou nem uma vez!
— Já é hora de o técnico pensar em substituir Carlão. Tá demorando.
— Ele faria isso se tivesse reservas de qualidade no banco, Neto. Mas ele não tem nenhum ás na mão. O máximo que ele pode fazer é controlar os nervos e continuar sugando sua bombinha de oxigênio.
— O árbitro acaba de dar 1 minuto de acréscimo! Vai lá, Brasil! Vai que dá tempo! É Brasil no ataque! Ih, Jefinho errou o passe, e a zaga do Butão mandou pro meio de campo! O número 10 avançou e soltou uma bomba! É gol! Goooool… do BUTÃOOOOOO! A zaga do Brasil foi tirar essa bola e botou pra dentro! É gol contra! De Maikélsson! E apita o árbitro! Acabooou! Acabou de novo o sonho do hexa! Que pena… Também não foi desta vez, Brasil… A seleção naufraga novamente antes das quartas de final! Derrotado por uma alegre seleção de monges do Butão! Que tristeza pra toda a torcida brasileira, Júnior!
— Bota tristeza nisso: a gente perdeu pra um time de futebol de “butão”. E olha que toda a crônica esportiva avisou que a zaga do Brasil era muito fraca. Maikélsson era apenas reserva num time turco de segunda divisão.
— Taí o resultado, Júnior! Olha o preço que a seleção brasileira paga por uma escalação completamente equivocada! Já é tempo de alguém questionar as decisões de Milton Neves à frente da CBF! Será que ninguém vê que esse homem vem fazendo mal ao nosso futebol há décadas! Ninguém entendeu nada quando ele chamou o jornalista Xico Sá pra dirigir a seleção brasileira nesta Copa!
— É verdade, Neto: Xico Sá é muito simpático, grande jornalista, um escritor de talento, mas o fato é que ele nunca bateu um pênalti. Dizem que o senador Juninho Pernambucano lhe deu um bom conselho, “sai dessa, Xicão, é roubada”, mas o nosso amigo embarcou nessa canoa furada. Agora, parece que Milton Neves já andou sondando o apresentador Luciano Huck pro cargo de Xico Sá.
— A gente só pode desejar toda a sorte do mundo pro nosso querido Luciano Huck. Tomara que ele consiga botar ordem na casa. Agora é recomeçar a jornada rumo à Copa de 2034, em Bogotá, Colômbia. Vamos em frente, Brasil! Em busca do Hexaaa!…

(Um exercício de futurologia escrito em 2012)

Compartilhar:

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as crônicas mais recentes.

Crônicas Recentes.