Cronistas participantes.

Confira a escalação da nossa seleção.

avatar for Alcides ScagliaAlcides Scaglia

Como a maioria dos meninos brasileiros, sonhou em ser jogador de futebol. Correu tanto atrás do sonho e da bola que alcançou seu objetivo. Mas acordou, ou melhor, foi acordado. Fez faculdade, mestrado, doutorado, se tornou livre-docente, professor e pesquisador da UNICAMP... contudo quando dorme quer continuar o sonho. O mundo real não deixa voltar, logo escreve, tentando encontrar um outro caminho para voltar ao jogo, à terra do sonho, onde a bola, as luvas, a grama, ditavam a dimensão do sentido.

avatar for Alexandre BrandãoAlexandre Brandão

Alexandre Brandão, contista, poeta e cronista, apesar de nascido em Minas Gerais, é botafoguense, time que ainda é aquele que mais craques cedeu à seleção masculina de futebol. Essa característica o impele a escrever de pernas tortas ou feito um furacão. Como muitos brasileiros, Alexandre está um pouco de mal do escrete canarinho, mas isso, apostam seus filhos e a torcida do Flamengo, não vai durar até o início do primeiro jogo. De toda forma, as seleções africanas, de Portugal e até a da Argentina estão, diga-se assim, de stand by para uma ocasional torcida.

Foto: Helena Brandão

avatar for Alvair Silveira Torres JuniorAlvair Silveira Torres Junior

São paulino abençoado por pai e mãe, eu adorava ver no Morumbi o nosso ponta direita, o pernambucano Terto, enrolar seu marcador. Depois, adulto, acabei descobrindo no futebol mais do que a beleza do jogo. Professor na FEA_USP uso e abuso das metáforas futebolísticas para explicar situações na administração de empresas. Lendo textos do ex-goleiro Camus e dos fanáticos torcedores Pasolini e Nelson Rodrigues, acabei também atraído pelo lado sociológico da matéria. Não escrevo como eles, mas estou treinando para melhorar.

avatar for Andréa MartinsAndréa Martins

Andréa Martins ataca de publicitária, já foi escalada como roteirista e recentemente deixou o time dos paulistanos para jogar em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Em 2021, conquistou o título de escritora com o lançamento de seu primeiro livro “Uma cadeira na varanda – Crônicas e memórias do interior”. Já se considera veterana neste projeto, tendo entrado em campo no Crônicas da Copa do mundial masculino de 2018 e feminino de 2019 e no Crônicas Olímpicas de 2021. Com a convocação para a edição de 2022, já está preparada para gritar “É TEEEETRAAAAAA!”.

avatar for Anthony AlmeidaAnthony Almeida

Anthony Almeida é geógrafo, professor e cronista. Nasceu em Caruaru/PE e mora em Recife/PE. Pesquisa a Geografia Literária, escreve e estuda a crônica brasileira. É cronista da Revista Mirada, doutorando em Geografia pela UFPE e editor adjunto da RUBEM – Revista da Crônica.
Contato: anthonypaalmeida@gmail.com e http://instagram.com/anthonypaalmeida

avatar for Borny Cristiano SoBorny Cristiano So

Marido de Camilla. Pai de Pedro. Advogado. Apaixonado por Esportes desde que se entende por gente. Futebol, basquete, futebol americano, vôlei, todos os Esportes, até curling. De quatro em quatro anos, Copa do Mundo. De quatro em quatro anos, Olimpíadas. De dois em dois, parando para escrever. Escrever sobre Esportes, sobre o que está acontecendo no mundo.

Este é Borny Cristiano So.

avatar for Caio Junqueira MacielCaio Junqueira Maciel

Caio Junqueira Maciel nasceu em Cruzília, MG. É mestre em Literatura Brasileira pela UFMG. Autor de vários livros de poemas, entre eles, Pele de Jabuticaba, Os sete sábios da Grécia & outros poemas safados e Igrejinha do Rosário (Urutau & Hecatombe). Contista de Cartões de crédito para gastar no inferno (Urutau Hecatombe), Micros-Beagá (Pangeia). Romancista de Um estranho no Minho (editora Viseu). Ensaísta de A escritura do tempo na poesia de Dantas Mota (Appris), O sangue que rejuvenesce o conde Drácula (Caravana). Participou de várias antologias de poemas e contos, entre as quais Jovens contos eróticos (editora brasiliense); Entrelinhas, Entremontes: versos contemporâneos mineiros (Editora Quixote)Todos os Saramagos (Páginas editora) Letrista musical, tem parceria com Zebeto Corrêa nos CDs Trilhas da Literatura Brasileira, Recados de Minas e Era uma voz: sonetos só pra netos. Em 2022 publicou o livro de crônicas Dia das mãos (editora Urutau) e lançará brevemente, para a coleção BH: a cidade de cada um, o livro Floresta(ed. Conceito).

avatar for Carlos CasteloCarlos Castelo

Carlos Castelo é jornalista e cofundador do grupo de humor Língua de Trapo. Também é colunista do Estadão, Cult e O Dia.

avatar for Cássio ZanattaCássio Zanatta

Cássio Zanatta é redator e escritor, não necessariamente nessa ordem. Já foi redator e Diretor de Criação da AlmapBBDO, DM9, Africa, DPZ e outras importantes agências brasileiras. Recentemente foi eleito para o Hall da Fama no CCSP. Escreve crônicas semanais para The São Paulo Times e para a revista digital Rubem. É autor do livro de crônicas “A Menor Importância”, editado pela Realejo Livros. Mas, principalmente, é natural de São José do Rio Pardo, o que explica muita coisa.

avatar for Cesar CardosoCesar Cardoso

Carioca de 1955 e torcedor do Fluminense, comecei a acompanhar Copa do Mundo em 1962, aos sete anos. Fiquei apaixonado pelo nome de um país: Tcheco-Eslováquia! No jantar em família, declarei que ia torcer por ele. E tomei um esporro do meu pai: vai torcer pelo inimigo, sua besta? Foi a primeira crítica ao meu trabalho como comentarista esportivo. Mais tarde, escrevi no jornal O Pasquim, fazendo uma cobertura humorística da Copa de 1982. Aquela, que deu no Desastre do Sarriá, com a Itália ganhando da gente de 3 a 2, lembram? Não? É, é melhor esquecer mesmo. Falando em esquecer, ia esquecendo: sou cronista, contista, poeta, roteirista e autor de literatura infanto-juvenil, com mais de 20 livros publicados e mundialmente conhecido por toda a minha família. Desde que a pandemia começou, apresento nas redes o programa
digital Poesia Prato do Dia, onde falo e comento poemas, crônicas, contos etc (olha o link aí: https://www.youtube.com/user/cesarcar55).

E agora vamos à Copa do Mundo Feminina.
É a hora dos manu torcer pras mina!

avatar for Cezar FittipaldiCezar Fittipaldi

Escritor diletante, ourinhense de nascimento e coração, professor de escola pública, ex-empresário, eterno sobrevivente nesse país de desafios, encara a vida como uma gigantesca obra literária em tempo real. Seu esporte favorito é o automobilismo, gosta de basquete, atletismo, natação e o futebol já foi mais apreciado. Já assistiu a numerosas copas do mundo, todas pela televisão, e torce comedidamente pelo time do Brasil, sabendo separar ufanismo e nacionalismo de amor ao esporte.

avatar for Christian Ingo Lenz DunkerChristian Ingo Lenz Dunker

Christian Ingo Lenz Dunker é psicanalista, professor Titular do Instituto de Psicologia e palmeirense praticante. Venceu uma vez o prêmio Jabuti em “Psicanálise e Psicologia” e foi vice-campeão em “Psicanálise, Psicologia e Comportamento”. Jogou em várias faculdades antes de ter seu passe adquirido pela USP em 2004. Trabalha sempre na meia-esquerda, com lançamentos verticais de Lacan para a Hegel, com cruzamentos constantes para a antropologia e tabelinhas filosóficas com Vladimir Safatle e Nelson da Silva Jr, sempre no ataque no Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.

avatar for Clara ArreguyClara Arreguy

Clara Arreguy é jornalista e escritora. Mineira de Belo Horizonte, mora em Brasília desde 2004. Trabalhou nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, na revista Veja Brasília, em assessorias de imprensa de empresas e governos. Tem 29 livros publicados. Três deles falam sobre esportes: o romance "Segunda divisão" (Lamparina, 2005), o volume de contos "Sonhos olímpicos" (Franco, 2014) e o de crônicas "Futebola - crônicas sobre as copas de 2018 e 2019" (Outubro Edições, 2020), em parceria com Fernanda de Aragão. Um, sobre jornalismo: "Bola Dentro, um furo de reportagem" (Outubro, 2018). Mantém um blog de crônicas e resenhas no site de sua editora: www.outubroedicoes.com.br. E apresenta resenhas literárias no canal da Outubro Edições no Youtube. (Foto: Eugênia Alvarez)

avatar for Cristina DiasCristina Dias

Cris Dias, Cris Days, enfim, Maria Cristina Dias Alves é poeta, professora e publicitária, nasceu e reside em São Paulo, capital. Além de poesias e haicais, escreve contos e crônicas, algumas publicadas na revista Filhos. Em 2015, foi finalista do Prêmio Off Flip de Literatura com o conto Pé de Figo e, por duas vezes, do Encontro Brasileiro de Haicai. É doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP, onde também se graduou. Atua há mais de 25 anos como redatora publicitária e diretora de criação e, atualmente, é docente dos cursos de Publicidade e Propaganda da ECA/USP e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

avatar for Daniel MinchoniDaniel Minchoni

daniel minchoni é poeta, corintiano, maloqueiro e sofredor, graças a deus.

avatar for Daniel RibasDaniel Ribas

Daniel Russell Ribas é um leitor fanático e autor de fim de semana. Está em aquecimento para entrar no campo das letras. Literatura é bola em jogo.

avatar for Débora PintoDébora Pinto

Débora Pinto é jornalista e pesquisadora audiovisual nas áreas de educação e cultura - estudou artes cênicas e terapias corporais neo-reichianas. Costura experiências sensíveis utilizando a palavra (impressa, vocalizada ou corporificada) como seu principal recurso de expressão. Tem na crônica uma linguagem chave para a prática de sua escrita em seus campos de atuação e de sua interação poética com o mundo. Vez ou outra se vê pedindo conselhos para o Rubem Braga.

avatar for Douglas TufanoDouglas Tufano

Olá! Eu sou o Douglas Tufano, professor de português e redação para vestibulares há mais de 50 anos!... Não se espantem, é que comecei bem cedo e ainda estou na ativa, agora on-line. Sou também autor de muitos livros didáticos e paradidáticos nessa área, publicados pela Editora Moderna. Até meus 30 anos, gostava muito de jogar e assistir futebol, de ir a estádio, de torcer fanaticamente pela seleção... Depois, fui tomando juízo e hoje ainda gosto mas sem grandes paixões. Há tantas outras coisas boas para usar o tempo... Não conhecia a Fernanda, mas conheci muito o pai dela, o Reinaldo. Éramos vizinhos na Mooca e jogamos muita bola juntos. O convite da Fernanda me surpreendeu um pouco. Embora trabalhando com literatura há tanto tempo, nunca pensei em escrever crônicas, e muito menos sobre futebol. Vou tentar. Espero que gostem. Sou paulistano, mas mudei para Jundiaí, onde vivo há 42 anos. Agora, tenho mais tempo de vida como jundiaiense do que como paulistano. Mas é claro que, se eu saí de S. Paulo, S. Paulo não saiu de mim. Acho que ser paulistano é um estado de espírito. Um abraço! Douglas.

avatar for Emanuel Madeira MaschiettoEmanuel Madeira Maschietto

Emanuel Madeira é natural de São José do Rio Pardo, e se ocupa como colunista regular há quase 10 anos no jornal OJornalzinho. Já colaborou com textos para o portal potiguar Tamarina Literária, RevistaRia e Crônicas da Copa. Em 2022 participou da Semana Euclidiana em São José do Rio Pardo com o tema ‘’Personagens de 22’’e na edição da Flipoços 2022 com o tema ''A influência Beat e além''.

avatar for Esther AlcântaraEsther Alcântara

Poeta em essência, também escreve crônicas e letras de música. Nasceu em Monte Aprazível (SP) e há muito vive na capital paulista. Especialista em Língua Portuguesa, atua como editora, preparadora e revisora de textos, além de produzir conteúdo para livros didáticos; eventualmente também é professora. Apaixonada por livros, dedica-se ainda à encadernação artística. Entre suas produções estão o livro de artista Raízes, exposto na Biblioteca Mário de Andrade em 2015, e o minilivro de poemas Vinte poemas para serem lidos com lupa, lançado na Feira Miolo 2016. Seus poemas passeiam por saraus paulistanos, antologias, revistas e sites. Em 2017 publicou Piracema, livro de poemas, e fundou a Carpe Librum Editora. No momento organiza o Sarau Vosz, um novo projeto na periferia de São Paulo. Para Esther, poesia está sempre na pauta do dia.

avatar for Fátima El KadriFátima El Kadri

Nascida em 1984, em São José dos Campos (SP), vive em Santo André (SP) e é jornalista pós-graduada. Já publicou poemas em diversas coletâneas, como Ponte dos Sonhos – do Brasil para Frankfurt, o melhor da nossa terra (2010), e do VIII Concurso Nacional de Poesia Menotti Del Picchia (2001). Participou da coletânea Crônico! – Crônicas Brasileiras Ilustradas (2011), pela Multifoco Editora, e também do livro de contos A imaginação é um abismo (2016), além de contribuir com alguns sites, como Projeto Releituras e Texto de Garagem. Uma eterna apaixonada pelas palavras e pelas possibilidades que elas lhe dão.

avatar for Fátima GilioliFátima Gilioli

Fátima Gilioli. Escritora e jornalista, autora do livro “Código 303 Uma reportagem sobre o alcoolismo, a doença da negação” e da distopia “#EsseFuturoNão!”, é apaixonada pela vida e pela escrita. Também publica matérias, crônicas e contos no blog Vamos Comentar - http://www.vamoscomentar1.blogspot.com. Aventura-se na ficção e na poesia, usando as palavras como ferramenta de luta por um mundo melhor.

avatar for Fernanda de AragãoFernanda de Aragão

Mestre e doutora pela Unicamp, é professora universitária e está à frente da UniComplementar. Arte-experimentadora, criou o projeto Diz-Quetes, e outros, junto ao Letra Corrida, ateliê de Literatura e Criatividade. Escritora, seu primeiro livro, Língua Crônica, foi premiado pela União Brasileira de Escritores. Alegre e inquieta, vive o mundo dos fanzines. É paulistana de nascimento. Em conjunto com amigos criou o blog Ser-Tão Paulistano. “Fê.liz”, se diz mais “Fê.bricitante” do que “Fê.menina”.

avatar for Fernando NevesFernando Neves

Fernando Neves (Fernando Antônio Rodrigues Neves) é carioca, nascido em 24 de setembro de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Mora na cidade de São Paulo, continua Tricolor de Coração, é separado duas vezes e tem filhas gêmeas do segundo casamento. Jornalista profissional, desde os tempos no Colégio Pedro II sempre se interessou pelas letras, seja como leitor ávido seja como aprendiz de escritor. O jornalismo abriu a oportunidade de escrever e praticar mas não foi suficiente para seu desejo de escrever cada vez mais. A opção de forma é o conto e o estilo adotado pelo autor compreende um arco que inclui suspense, humor, conspiração e realismo fantástico.
beijos

avatar for Flávio Viegas AmoreiraFlávio Viegas Amoreira

Escritor, poeta, contista, romancista, dramaturgo e jornalista. Nascido em Santos em 1965, atua como agitador cultural em São Paulo, Rio de Janeiro e Litoral Paulista em projetos de discussão de temas ligados a artes de vanguarda, saraus poéticos e oficinas de criação literária. Já lançou 14 livros entre eles: “Maralto”, “A Biblioteca Submergida”, “Contogramas”, “Escorbuto, Cantos da Costa”, “Edoardo, o Ele de Nós”, “Oceano Cais”, “Desaforismos”, “Pessoa doutra margem”. Também participou de diversas antologias de poesia e conto, incluído a “Geração Zero Zero”, antologia que reúne os mais inquietos e inovadores autores lançados na primeira década do século XXI e organizada pelo crítico literário Nelson de Oliveira. Escrevendo para teatro, cronista, atuante em redes sociais com criação literária online e arte digital, Flávio Viegas Amoreira é considerado um dos mais ativos escritores paulistas e agitadores intelectuais da Novíssima Literatura Brasileira.

Crédito da foto: Isabel Carvalhaes

avatar for Guilherme TruccoGuilherme Trucco

Guilherme é fundador da Escola de Patafísica Aplicada, a qual se dedica a aprofundar o uso desta ciência das soluções imaginárias, na produção literária, e no futebol.

Vive em Paraty onde, nas horas vagas, é marceneiro.

avatar for Guta RezendeGuta Rezende

Cronista. Um livro publicado: Abri a Geladeira e Cadê o Tomate. Um livro publicado como ghost-writer Do Causo à Anedota. Corintiana de coração, palmeirense por amor aos netos.

avatar for Gutierre AlvesGutierre Alves

Gutierre é um futebolista frustrado que se mete a escrever poesia e crônica, já que as dores lombares não permitem persistir no sonho em vestir a camisa 10 do Campinense e do Corinthians (seus times do coração). Nas horas vagas é professor de História. No resto do tempo assiste futebol, ver filmes e conversa miolo de pote.

avatar for Heloísa RamirezHeloísa Ramirez

Sou Heloísa Ramirez, em primeiro, psicanalista, depois esposa, mãe e avó. Sempre gostei das letras, ler e escrever são paixões. Há alguns anos tenho me dedicado quase que exclusivamente aos textos psicanalíticos, mas estou muito propensa a mudar isso. Herdei, do meu pai o traço da escrita. Ele sempre gostou de escrever pequenas crônicas, trovas, acrósticos, brincava com textos sempre bem humorados. Gosto de uma boa roda de conversas, de contação de causos, ou simplesmente, de jogar prosa pro ar, isso aprendi a gostar com vovó, mineira, cheia de ginga e malícia na fala. No mais, adoro estar psicanalista, pensar psicanálise e viajar. Sinto não participar mais ativamente do meu tempo na polis como outrora. Fui audaciosa um dia, não mais, falta-me fôlego, resta-me os pequenos encontros que às vezes se fazem atos.

avatar for João Batista FreireJoão Batista Freire

Nascido às 13 horas, dia de São João, em Santos. Escola primária no Morro do São Bento, jogador de bola em campinho de terra e pedras, torcedor sofredor do São Paulo. De tanto minha mãe insistir fiz faculdade de Ed. Física, Mestrado e até Doutorado. Gosto mesmo é de escrever, mas como é preciso assunto para escrever enfiei de tudo, de futebol a motricidade humana, de pular corda a pedagogia do movimento. E assim, tenteando e enganando a dita cuja, vou vivendo e já cheguei nos 70.

avatar for João NunesJoão Nunes

João Nunes é formado em teologia e jornalismo, autor do livro “Paulínia – Uma História de Cinema” (Paco Editorial, 2019) e integrante e um dos fundadores da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine. Atualmente assina a coluna Sala de Cinema no site Hora Campinas (horacampinas.com.br)

avatar for João Paulo RodriguesJoão Paulo Rodrigues

Publicitário, redator, sócio-cofundador da We Humans, agência colaborativa. Paulistano, nascido na ZL, Corinthiano, claro. Deixei os gramados em 2015 quando o Vicente, meu filho mais velho, deixou de me convocar para o gol-a-gol. Atualmente comento jogos para minhas duas filhas mais novas, Isadora e Heloísa. Nas horas vagas sou baterista de rock, que tem tudo a ver com futebol.

avatar for JocaJoca

Sociólogo, ex funcionário público. Autor d'A Invenção da Palavra e Pequena História do Mundo (Fábulas voltadas para o universo infantil e infanto juvenil). A publicar: O Presidente Que Burlou o Golpe (fábula política).

avatar for José Guilherme VerezaJosé Guilherme Vereza

José Guilherme Vereza é publicitário, redator, diretor de criação, escritor, ficcionista, cronista, roteirista. Pós graduado em Pedagogia, acrescentou o “professor” nessa lista de coisas que gosta de fazer. E não para por aí. É pai de quatro (objetiva e subjetivamente), avô de dois, metido a cozinheiro, botafoguense típico, ama escrever. Ter sido convocado para o timaço do Crônicas da Copa é seu imodesto gol de placa.

avatar for José Luiz FinhanaJosé Luiz Finhana

Meu nome é José Luiz Finhana. Formado em Direito, funcionário público aposentado do Judiciário, ator esporádico de teatro e amante de um bom vinho tinto. Casado com Da. Denise, pai do Marcus e do César, e torcedor esperançoso, porém resignado do São Paulo. Como sempre gostei de ler (Literatura, História e História da Arte ) , atualmente e com mais tempo, dedico-me a escrever crônicas (postadas no Facebook ) e poesias (algumas publicadas no Diário do Gde ABC). Fui recentemente (há um mês ) agraciado com o melhor dos presentes. Irmão de outros três irmãos (todos homens ), pai de dois garotos, tio de nove sobrinhos machos, eis que surge, linda, maravilhosa, ...e geniosa, minha primeira neta, Maria Clara! Que ela seja, no futuro, o que desejar: artista, escritora, bailarina, ou jogadora de futebol. Com certeza vovô será o primeiro a levá-la nos treinos e nos jogos, como fiz com meus filhos quando pequenos. Resumindo, sou avô da Maria Clara, e , nas horas vagas, escriba e vate, com muito orgulho!

avatar for Leonel PrataLeonel Prata

Quando pequeno, foi à casa do Rei Pelé em Bauru e ao vê-lo cara a cara, ficou mudo e se borrou todo. Jogador de futebol de peladas desde a tenra infância, quando atuava descalço no paralelepípedo quente da rua da sua casa no interior de São Paulo. Já fez gols em campinhos de areia, gramados e cimentados. Já estufou as redes com a camisa 9 do Tostão (usada na Copa de 70), que ganhou de uma colecionadora. Craque no futebol de botão. Esta é sua primeira convocação para uma seleção brasileira: a dos craques das letras do Crônicas da Copa.

avatar for Lília RebelloLília Rebello

Lília Rebello não gosta de viajar de pacote, curte mesmo é inventar um roteiro. Ex-atriz (existe isso?), jornalista pela PUC-SP, com especialização em comunicação corporativa pela ESPM-SP, acredita que os pontos fortes do seu currículo são a avó nonagenária, a experiência como palhaça de hospital e uma fuga temporária pra Europa (na bio deveria constar “sabático”, mas foi desespero mesmo). Escorpiana com ascendente em Touro e Lua em Peixes, está sempre no meio da enxurrada. Aos 40 começa a achar que o seu barquinho já passou – ou afundou (e os boletos chegando...). Nunca ganhou prêmio nem lançou livro, porém ainda pretende dar algum orgulho pra mãe. Mantém o blog voutecontar.blog.br desatualizado e não entende patavina de futebol. Mas tem uma camisa da seleção assinada pelo Careca e muita saudade do pai palmeirense.

avatar for Lilian LovisiLilian Lovisi

Minha cabeça poderia ser uma bola que rola, não em pés de jogadores, mas nas mãos de muitos autores. Amo ler. Amo escrever. Minha cabeça rola pelas árvores, pelas nuvens, pelas asas dos passarinhos. Minha cabeça poderia ser também bola de papel. Papel bem amassado de rascunho cheio de palavras formando um globo. Um outro globo que não é o nosso. Sem imaginação não dá para sobreviver neste mundo. Eu não consigo. Se ele tá ruim eu invento outro mundo, outro globo, nem que seja só pra mim. Não sei se isso é doidice. Autismo. Crônica. Conto. Romance. Acho que é amor.
www.pinturadepalavras.blogspot.com/

avatar for Luciano Villalba NetoLuciano Villalba Neto

Sou Luciano Villalba Neto, dentista e jornalista por formação acadêmica. Atualmente, divido meu tempo entre a saúde e o esporte. Fui dentista de clubes de futebol, coordenei categorias de base. Num deles, fui blogueiro, e a função me inspirou para a graduação no Jornalismo. Como amo ler e escrever, sou escritor por opção.

avatar for Luis Cosme PintoLuis Cosme Pinto

Luis Cosme Pinto, carioca de Vila Isabel e botafoguense de coração, mudou-se há mais de trinta anos para São Paulo. Sempre ganhou a vida escrevendo notícias. Foi repórter, apresentador e editor nas principais emissoras de TV do país. Jornalista e observador do dia a dia, viveu situações que levou para o mundo da literatura. Cosme, desde a juventude, é apaixonado por crônicas, gênero brasileiríssimo capaz de transformar fatos miúdos em grandes histórias. Há onze anos lançou o livro de crônicas Ponte Aérea. Agora prepara o segundo: Birinaites, Catiripapos e Borogodó.
Luis Cosme Pinto é colunista da Revista Fórum.

avatar for Luiz Roberto GuedesLuiz Roberto Guedes

LRG é escritor, poeta, publicitário, jornalista, tradutor e corintiano. Mais na página Luiz Roberto Guedes.Oficial.

avatar for Marcela DiasMarcela Dias

Espelhos são cruéis.Lembro quando encontrei um “pédegalinha”. Fora os cabelos brancos. Foi tenso, mas relevei. Prefiro acreditar que eles valorizam o que já vivi, ainda mais depois dos 30. Santo retorno de Saturno, que me jogou numa jornada de autoafirmação que nem a faculdade de Psicologia me proporcionou. Nessa loucura, redescobri a escrita. Costumava escrever até no guardanapo da pizzaria, mas a vida me fez deixar isso de lado. Até que senti que precisava me ouvir de novo. E me descobri poeta… e vou aprendendo a me olhar mais no espelho, até pra encontrar outra ruga, outro cabelo branco.

avatar for Marcelo da Silva AntunesMarcelo da Silva Antunes

Marcelo da Silva Antunes nasceu em São Paulo. É editor do selo literário Borboleta Azul e da Revista Agagê80 (Brasil/Portugal) agitador cultural e orientador de escrita criativa. Tem textos publicados em diversas revistas no Brasil e no Peru (Universidade Nacional Maior de São Marcos). Publicou diversos livros entre eles, VIVAVACA -2017, SP: Sem Patuá (editora Patuá) - 2018, Outros Cortes (Selo Borboleta Azul) -2019, Manifesto da hora que o couro come (Selo Borboleta Azul) -2020 e Tragédias (Selo Borboleta Azul) – 2022.

avatar for Marcelo TieppoMarcelo Tieppo

Marcelo Tieppo é jornalista esportivo e cobre a Copa profissionalmente desde 94. Foi editor-executivo do Esporte Espetacular e do Globo Esporte. Como repórter do saudoso jornal Gazeta Esportiva, cobriu a Copa de 98, na França. É viúvo declarado da Seleção de 82 e autor do livro: "Tocando a Vida".

avatar for Marcelo Zogbi AraújoMarcelo Zogbi Araújo

Estudante do ensino médio,14 anos, praticante de basquete, palmeirense roxo, fanático por futebol. Além de tudo, é um excelente filho e um escritor amador.

avatar for Marcílio GodoiMarcílio Godoi

Marcílio Guardiola de Godoi joga nas onze, mas, na pelada, inexplicavelmente, sempre o colocam no gol. O resultado direto disso é que, dali, ele pode ver o jogo de chofre, analisar movimentos táticos alternativos e ainda levar alguns frangos pro churras. Autor da tese ainda inédita “O drama e o drible — O futebol brasileiro como farsa”. Marcílio Guardiola ainda fala “raça” e não "intensidade", fala “porrada” no lugar de "força desproporcional" e fala “passe certo” em vez de "tomada de decisão".

avatar for Márcio Assêncio AraújoMárcio Assêncio Araújo

É redator, mas como não se contenta com os pequenos espaços dos anúncios publicitários, resolveu escrever crônicas, contos, roteiros e até publicou um livro infantil. Ainda insiste em torcer para o Guarani, o que prova que gosta muito de futebol. É um dos idealizadores e produtor do Projeto Crônicas da Copa.

avatar for Márcio NogueiraMárcio Nogueira

Redator publicitário e fanático por futebol, não necessariamente nessa ordem, trabalhou em diversas agências de São Paulo, do Norte e Nordeste, por isso seu coração alvinegro também admite algumas outras cores (verde, que verde?). Hoje trabalha na Comunicação da Associação Médica Brasileira. Já viu muitas Copas e espera ver muitas ainda, com a bênção dos deuses do futebol.

avatar for Maria Alice ZocchioMaria Alice Zocchio

Maria Alice Zocchio nasceu em São José dos Campos – SP, mas vive na cidade de São Paulo desde os quatro anos de idade .Guardou o diploma de jornalista, fez Letras e virou professora. Escreve contos, crônicas e poesias.

avatar for Maria Valéria RezendeMaria Valéria Rezende

Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, em Santos (SP), onde morou até os 18 anos. Em 1965 entrou para a Congregação de Nossa Senhora - Cônegas de Santo Agostinho. Sempre se dedicou à educação popular, primeiro na periferia de São Paulo e, a partir de 1972, no Nordeste. Viveu no meio rural de Pernambuco e da Paraíba e, desde 1986, mora em João Pessoa. Maria Valéria estreou na ficção em 2001, com o livro de contos Vasto mundo. Depois, escreveu livros infanto-juvenis e o elogiado romance O Voo da guará vermelha. A autora, que costura referências das culturas erudita e popular, “é uma revelação em nossas letras”, como disse Frei Betto.

avatar for Mariana Salomão CarraraMariana Salomão Carrara

Mariana Salomão Carrara é paulistana, nascida em 1986. Tem um livro de contos (Delicada uma de nós) e dois romances publicados (Idílico, e o recente Fadas e copos no canto da casa). Recebeu prêmios nacionais como Off-flip, SESC-DF, Felippe D'Oliveira (2015 e 2016), Sinecol, e Josué Guimarães. Publicou um conto na revista do SESI/SP, outro na revista do SESC-SP e um na Revista Liberdades, do IBCCRIM. Uma primeira versão do romance Fadas e copos no canto da casa foi finalista e menção honrosa no Prêmio Nascente USP-2009. É Defensora Pública desde 2011 e aluna do CLIPE 2018.

avatar for Marilena MontanariMarilena Montanari

Marilena Esberard de Lauro Montanari é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, onde foi professora de Comunicação e Expressão e de Literatura. Cronista do site Amo Minha Idade, participou da coletânea do mesmo nome, Oficina do Livro, 2020. Tem alguns textos premiados pela Associação de Clubes do Estado de São Paulo-ACESC. Publicou ainda SUPERDICAS PARA MANTER SEU PORTUGUÊS EM ORDEM, em parceria com Edna Barian Perrotti, Editora Saraiva, 2011; DAMAS DE OURO &VALETES DE ESPADA - Crônicas do Baralho, 2009, e DAMAS DE OURO E VALETES DE ESPADA- Memórias Embaralhadas, 2015, coletâneas organizadas pela Editora Mguarnieri. Fora isso, só se interessa por futebol na Copa.

avatar for Maurício de AlmeidaMaurício de Almeida

Maurício de Almeida é autor de “Beijando Dentes” (Record, 2008), vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2007 na categoria contos, e do romance “A Instrução da Noite” (Rocco, 2016), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2017 na categoria melhor livro do ano estreante até de 40 anos.
Foto: Sylvana Lobo

avatar for Maurício Melo Jr.Maurício Melo Jr.

MAURÍCIO de Albuquerque MELO JÚNIOR nasceu em Catende/PE (28.11.1961). Diplomado em Comunicação Social e pós-graduado em Ciência Política e Economia. Escritor, jornalista, crítico literário e documentarista. Foi crítico literário e repórter de cultura do Correio Braziliense entre 1989 e 1999. Atuou em assessoria de imprensa na Câmara dos Deputados, Senado Federal e Ministério da Justiça. Foi professor do Centro de Ensino Universitário de Brasília - CEUB e chefe de telejornalismo da Radiobrás. Escreveu resenhas literárias para o Jornal do Brasil (RJ) e Zero Hora (RS). Escreveu e publicou diversos livros infanto-juvenis, além de uma novela e um volume de crônicas. Tem contos publicados em diversas antologias. Participou, como palestrante, de diversos eventos literários como a Jornada Literária de Passo Fundo (RS), em 2007; a Balada Literária (São Paulo/SP), em 2008; a Bienal do Livro de Alagoas, em 2009 e 2013; do 2º. Festival Internacional da Leitura (Campinas/SP, em 2010), da FLIPORTO – Festa Literária de Pernambuco (Olinda/PE, em 2011, 2012 e 2013) e da FLIMAR – Festa Literária de Marechal Deodoro (Marechal Deodoro/AL, em 2010, 2011, 2012 e 2013). Curador da 34ª. e 35ª. Feira do Livro de Brasília (Brasília/DF, 2018 e 2019). Júri em diversos concursos literários, como o 19º. Concurso de Contos Luiz Vilela (Ituiutaba/MG, 2009) e o OffFlip de Contos (Paraty/RJ, 2018). Escreveu para o teatro o monólogo Volta à Seca, encenado pelo ator Chico
de Assis em 2016, e as peças Depois da Guerra e Güinter – Monólogo da Diversidade, inéditas. Ganhou menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura 2016 com o romance inédito Não me Empurre Para os Perdidos. É jornalista da TV Senado, onde dirige e apresenta o programa Leituras, dedicado à literatura brasileira, e dirigiu vinte documentários. Escreve resenhas literárias para o jornal Rascunho (Curitiba/PR). É Presidente do Instituto Casa de Autores, de Brasília, e membro da Associação Nacional dos Escritores.

avatar for Michel Yakini-ImanMichel Yakini-Iman

Michel Yakini-Iman é escritor. Nasceu em São Paulo e atualmente vive em Itanhaém-SP. Autor de Na medula do verbo (crônicas, 2021), Amanhã quero ser vento (romance, 2018), Acorde um Verso (poesia, 2012) e Crônicas de um Peladeiro (2014). Colaborou como colunista no portal Na Galera Futebol Clube, dedicado ao futebol de várzea de Salvador-BA em 2021.

avatar for Nanete NevesNanete Neves

Nanete Neves é paulistana, jornalista e escritora, com duas pós-graduações em escrita literária. Hoje vive de escrever, editar e ministrar oficinas, além de atuar como leitora crítica, preparadora de originais e coach para autores. É autora da novela De âmbar e trigo (@link Editora, 2016); O Poeta e a foca (2015, disponível como e-book na Amazon/Kindle); Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho, ao lado de Nelson de Oliveira e Marcelino Freire (Novo Século, 2013) e Lavoura dourada (Évora, 2010). Participa ainda de diversas antologias de contos no Brasil e em Portugal.

avatar for Octávio NovaesOctávio Novaes

Octavio Novaes é artista plástico, chargista, caricaturista e cartunista, nascido na capital paulista onde trabalhou em diversos jornais, como o Notícias Populares, Folha da Tarde, Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. A tira Sir Ney publicada na FT, lhe rendeu o prêmio HQMix de melhor álbum de humor, e o prêmio Ângelo Agostini, de melhor roteirista de humor. Participou de diversas publicações e por dois anos foi responsável pela página de humor da revista Forbes, além de realizar um quadro com charges de esportes animadas na TV Cultura. Em 2016, teve um Sketch book lançado pela Editora Criativo e, em 2017, publicou post cards com algumas de suas obras.

avatar for Ovídio Poli JúniorOvídio Poli Júnior

Ovídio Poli Junior é graduado em Filosofia e doutor em Literatura Brasileira pela USP. Foi finalista no Prêmio Guimarães Rosa/RFI (Paris) e teve destaque em concursos e prêmios literários brasileiros: Paranavaí, Paulo Leminski, Luiz Vilela, FLIPORTO, Unicamp 40 anos e Newton Sampaio. Publicou O caso do cavalo probo (novela satírica), Sobre homens & bestas (contos), A rebelião dos peixes (infantojuvenil) e Na varanda: artigos e ensaios de crítica literária. É editor do Selo Off Flip e curador do Prêmio Off Flip de Literatura. Ministra oficinas de criação, cursos e palestras na área de literatura.

avatar for Renato PiccininRenato Piccinin

Com formações em Jornalismo (PUC-SP) e Marketing (FGV-SP), é, antes de tudo, um apaixonado por esportes em geral. Já passou por redações de revistas, portais, agências e empresas. Nessas andanças, já soltou muitas linhas sobre futebol e outros esportes na Trivela, IG Esportes, ESPN.com, Revista ESPN, ESPNW, GQ Brasil, Redes Sociais dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e mais.

avatar for Robson Luiz VeigaRobson Luiz Veiga

Robson Luiz Veiga - Natural de Minas Gerais, mas paraense de coração e goiano por paixão - Professor de Literatura e Coordenador da Biblioteca Escolar da EEEM Dr Dionísio Bentes de Carvalho em Rondon do Pará. Formado em Letras pela UFPA e Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC Goiás.

avatar for Rodrigo FernandesRodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes é redator publicitário há mais de 20 anos, com passagens por grandes agências como Africa DDB, WMcCann, DPZ, DM9 e Publicis. Formado em Comunicação Social pela UnB, mora em São Paulo desde 2008 e torce pelo Mengão desde sempre. Encontrou na crônica uma saída para dizer algumas verdades e rir de si mesmo. Esta é sua segunda convocação para o Crônicas da Copa.

avatar for Ronaldo GuimarãesRonaldo Guimarães

Escritor, professor e pedagogo. Oito livros publicados: Retratos do Tempo (Contos), Pretérito quase perfeito (Romance), Parque Municipal (Memória), Niemeyer no futuro. Romance infanto juvenil. O cachorro do Presidente (Infantil). Amor em pedaços (Contos), Barbárie em cena (Romance), Contos de réis (Mini contos).

avatar for Rose FerrazRose Ferraz

Inspiradora de valores, redatora, criativa, apaixonada por aprendizagem compartilhada e por projetos colaborativos. Deu um pontapé inicial na escrita da mesa da cozinha com o “Dona Xícara”, mas gostou mesmo foi de criar o “Tá-que-eu-era...”, um brincar de imaginar e ser, intuitivamente quântico. Torce para o Flamengo e para o Palmeiras e, de vez em quando, para o Paris Saint-Germain. Um dia, vestiu a camisa do Saint-Étienne, mas essa já é uma outra história. Para o mundo publicitário, é a Rose do Primeiro Sutiã; para as crianças, é a Rose que gosta de sentar no chão; e, para si mesma, é só a Rose que gosta de gente e de sol mesmo.

avatar for Sergia A.Sergia A.

Mestra em Letras/Literatura, memória e cultura. Autora Quatro Contos (Quimera, 2018), Adejo [poemas] (Venas Abiertas, 2019) e do romance Vale do Sossego (Editora Reformatório, 2022). Sua produção literária é também encontrada em antologias, coletâneas e revistas literárias.

avatar for Sérgio GonçalvesSérgio Gonçalves

Carioca, redator publicitário e jornalista. Trabalhou como redator e Diretor de Criação em agências como DM9, Y&R, Talent, Ogilvy, Publicis e muitas outras. Atualmente é sócio e Diretor de Criação da SRV Comunicação.

avatar for Tiago NovaesTiago Novaes

Tiago Novaes é escritor, tradutor e doutor em Psicologia pela USP. Publicou o livro de contos "Subitamente: agora" (7Letras), "Algoritmo" (Quelônio) e os romances "Os amantes da fronteira" (Dobra), "Estado Vegetativo" (Callis) e "Documentário" (Funarte), que acompanha o longa-metragem "Herança", dirigido e editado pelo autor. Em 2013, organizou a antologia "Tertúlia: o autor como leitor" (Sesc Edições), elaborado a partir dos encontros que idealizou, realizados no Sesc-SP. Foi finalista dos Prêmios Oceanos em 2015 e Prêmio São Paulo de Literatura em 2008, e obteve bolsas de estímulo da Secretaria da Cultura de São Paulo e Fundação Nacional das Artes (Funarte). Traduziu mais de uma dúzia de livros em ficção e não-ficção. Publicou artigos como correspondente internacional para a Folha de São Paulo, Estadão e BBC-Brasil.

avatar for Toninho LimaToninho Lima

Toninho Lima é redator publicitário há mais de 45 anos e escreve crônicas
e artigos para diversas plataformas. Tem um livro publicado em 2015 –
Desculpe, Eu Moro na Barra. Atuando em publicidade, esteve nas principais agências como MPM, J.W.Thompson, McCann-Erickson, NBS e
Artplan. Atualmente é Redator Sênior na Next (Gr. Dreamers). Continua
escrevendo crônicas e artigos, atualmente para o site SambaComm e para
o Linkedin.

avatar for Veronica BotelhoVeronica Botelho

Escritora, psicoterapeuta e Consultora pluricultural, fundadora do Institute of Cultural intelligence e da teoria Multipercepção Cultural. Autora do livro “Meias Verdades” 2016 pela Selo-Off Flip. Afro-brasileira e poliglota, viveu em oito países, de diferentes continentes. Atualmente mora no estado do Rio de Janeiro, Brasil, com sua família e se dedica a sua missão, auxiliar pessoas a interagirem com outras culturas promovendo empatia e respeito entre os diversos. De volta a sua terra natal vai torcer pelo hexa com um afinco ainda maior!

avatar for Wagner HilárioWagner Hilário

Sou terapeuta junguiano, jornalista e escritor, e, para mim, a bola sempre foi (e é) um mundo mágico. A bola não tem tempo nem espaço. A literatura também não. E é aí que elas se encontram. Foi a magia da bola que me levou a sonhar em ser um craque na infância e foi a mesma magia que me inspirou a usar a palavra como veículo para o meu próprio infinito. A bola me reflete, mesmo como escritor e jornalista, e me revela… Que desafiadora terapia! Agora, vamos jogar!

avatar for Wander Cairo LevyWander Cairo Levy

Wander Cairo Levy sempre foi ruim de bola nos pés, em compensação, por ser alto desde criança, foi pro basquete acabou campeão goiano e disputou os jogos universitários pelo time da Universidade Federal de Goiás. Posto isto, posso dizer que com as mãos ou com os pés, sempre
gostei do esporte competitivo. Vibrei com as vitórias da nossa seleção em
todas as copas que acompanhei desde 1958, ainda pelo radinho na sala da
casa da minha mãe. Me emociona ver nosso time entrar em campo, me emociona o hino, a vibração da torcida, os lances geniais dos nossos craques. Por isso, mesmo não tendo sido um bom jogador de futebol, fui e sou um excelente torcedor. Trabalhei em propaganda por quase 50 anos e, depois que joguei a toalha, passei a escrever para mim mesmo. Publiquei 3 livros, 2 impressos e um virtual, escrevi um roteiro de longa que virou filme, o Achados Não Procurados, que ganhou o prêmio de público do festival
de cinema Florianópolis e o de melhor roteiro e direção de arte do festival do Piauí, ambos no ano passado. Agora, escreve um blog sobre turismo gastronômico e organiza um grupo com o mesmo tema no face, Prato do Dia. Como vocês podem ver, continuo ruim de bola, mas bem jeitoso com as mãos.

avatar for Wilton SantanaWilton Santana

Aprendi futebol na rua e isso me levou ao Maracanã, onde, jogando como meia-esquerda, fui campeão pelo Flamengo. Também disputei uma Copa do Mundo juvenil pela seleção brasileira. Nos últimos 30 anos, vivo entre a quadra, o campo e a sala de aula. Fiz mestrado e doutorado na Unicamp e dou aulas na UEL. Treinei o juvenil Corinthians, o infantil do Athletico PR, a seleção brasileira de futsal e escrevi cinco livros. Escrevo para continuar jogando.